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Com custo inicial baixo, microfranquia atrai atenção de empreendedores na pandemia

QUA. 07 JUL

As microfranquias são conhecidas por serem uma opção mais barata para empreender, uma vez que tem investimento inicial inferior a R$ 105 mil reais, tem crescido na pandemia. Segundo o Grupo BITTENCOURT - consultoria especializada no desenvolvimento, gestão e expansão de negócios - o formato tem sido buscado por alguns empreendedores por conta das mudanças no panorama econômico brasileiro nos últimos anos, visto que esse modelo é uma alternativa do trabalhador recém-desempregado se manter profissionalmente ativo e investir o dinheiro recebido da rescisão em algo que lhe dê retorno financeiro no curto e médio prazo.

“No Brasil existe um grande mercado para esses pequenos empresários, uma vez que mais de 90% das empresas no Brasil são de micro e pequenos empresários e um percentual desses empresários são os franqueados. As microfranquias contribuíram e vão continuar contribuindo com a formalização de alguns negócios no Brasil que atuavam na informalidade, e consequentemente com a arrecadação de impostos e com a geração de empregos. No entanto é importante não se deixar levar somente pelos pontos positivos como menor investimento, facilidade de ser operada e o rápido retorno… Algumas coisas precisam ser desmistificadas”, elucida Lyana Bittencourt, CEO do Grupo BITTENCOURT.

Ao longo do tempo os formatos foram se multiplicando e hoje são bastante variados, desde franquias home based, em que a pessoa opera de sua própria casa, até franquias de venda direta, móveis, digitais e etc. O que difere das demais operações é o investimento inicial e não o modelo de negócio. “A inovação dos segmentos, o alcance de novos canais de distribuição, a busca por novas oportunidades e nichos, especialização, otimização dos processos são fatores que contribuem para a multiplicidade de formatos das operações”, completa a especialista.

Cuidados

O principal cuidado para quem deseja se aventurar neste formato de empreendimento é avaliar se a estrutura da franqueadora e o suporte oferecido suprirão a inexperiência em determinados aspectos que podem ser vitais para atingir os resultados projetados. Na maioria dos casos o próprio franqueado é quem realiza os serviços, prospecta clientes e cuida da administração do negócio - tudo ao mesmo tempo.

“É importante ter em mente que há algumas vantagens, mas que uma baixa taxa de investimento inicial nem sempre é suficiente. O empreendedor deve ter um capital de giro para sustentar o negócio nos primeiros meses ou até que atinja o ponto de equilíbrio. Por isso, é essencial fazer um planejamento financeiro e avaliar se, de fato, o negócio irá atender as expectativas de ganho. Importante ter em mente que uma microfranquia é um negócio como outro qualquer, que exige os mesmos cuidados, empenho e dedicação”, aconselha a CEO do Grupo BITTENCOURT.

Desafios

Como geralmente o início envolve uma boa dose de aprendizado da operação, o empreendedor deve ficar atento a todos os possíveis erros que podem estar acontecendo e corrigi-los imediatamente. “O negócio no seu estágio inicial é muito sensível, uma vez que está se construindo uma clientela, uma imagem no mercado, o relacionamento e engajamento com a equipe – isso é o que vai garantir que a experiência do cliente seja excepcional e ele retorne. É o franqueado que vai dar o ‘tom’ e a energia do negócio, um líder morno, terá um negócio morno. Um líder que tem brilho nos olhos, fará a equipe ter também brilho nos olhos”, finaliza.

Sobre o Grupo BITTENCOURT

Consultoria especializada no desenvolvimento, gestão e expansão de redes de negócios e franquias. Com mais de três décadas de história, o Grupo se consolidou no mercado como referência em ressignificação de negócios, atuando em diversos canais e com empresas de todos os portes e segmentos. Com operações no Brasil e também na Europa, a empresa oferece soluções que vão desde desenvolvimento de novos conceitos de negócios até a gestão completa de uma rede. Arezzo, Reserva, Vivo, Danone, Todeschini, Adcos, Dunkin Donuts, Coca Cola, Google, Samsonite, Porto Seguro, Adidas e Heliar são alguns players de peso que tiveram seus negócios impactados pelo trabalho da consultoria. Site: https://bittencourtconsultoria.com.br

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