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Infobip é parceira do Google e operadoras na entrada do RCS no Brasil

SEG. 31 AGO

A Infobip, empresa croata que opera uma das maiores plataformas de mensageria do mundo, é uma das parceiras oficiais do Google e das Operadoras no processo de entrada no Brasil do Rich Business Messaging (RBM), nova plataforma de mensageria que permite a criação de mensagens personalizadas e capazes de tornar a experiência dos consumidores mais relevante - melhorando as taxas de conversão na comunicação.

O RBM trafega por meio do protocolo Rich Communications Services (RCS), o qual é uma versão mais atualizada do serviço de mensagens SMS e seu grande diferencial está na experiência do usuário, com a possibilidade do envio de mensagens instantâneas, vídeos, imagens e áudios, experiência muito similar à de aplicativos de mensagens. Viabilizado no Brasil a partir de um esforço conjunto do Google e das operadoras móveis brasileiras, atualmente, o RCS está disponível nas quatro maiores operadoras do País e conta com uma base ativa de milhões de usuários, que cresce a cada dia com o apoio da indústria.

“Estamos felizes em ter a Infobip no ecossistema de RCS, em parceria com as operadoras, para desenvolver o RBM no Brasil", afirma Silvio Pegado, head de Business Development, Messaging/RCS/RBM do Google para a América Latina.

Utilizar o RCS/RBM é simples. Os usuários que já possuem o aplicativo de mensagem do Android, nativo na maioria dos dispositivos, só precisam ativar a funcionalidade de chat (RCS) nas configurações do smartphone.

"A Infobip, como parceira do Google e das operadoras, tem papel fundamental na disseminação e adesão por parte das empresas", afirma Caio Borges, Head de Vendas da Infobip no Brasil. "Temos experiência em trabalhar com essa tecnologia em outros mercados, como o mexicano, no qual já temos clientes utilizando o canal. Desta forma, podemos contribuir muito para a entrada do RBM e do RCS no Brasil.”

Segundo Borges, o novo canal de mensageria terá um impacto positivo no mercado, pois trata-se de mais uma ferramenta de grande alcance que funciona em aparelhos com sistema operacional Android - que representa 85% dos smartphones brasileiros, de acordo com dados do StatCounter.

"Outro ponto importante é a experiência única que será proporcionada aos consumidores. O cliente se comunicará com a empresa de forma mais fluida e rica. Atualmente, as pessoas esperam ter suas demandas atendidas de forma rápida, e, se possível, digitalmente. Não tenho dúvidas que o RCS atenderá essa demanda do mercado com muita qualidade", complementa o executivo.

Muitas empresas celebram a chegada do RCS no Brasil. Sérgio Coelho, Head de Design de Produtos e Marketing do EBANX, acredita que o RCS representa um upgrade do SMS. "Uma parte importante das mensagens transacionais e informativas com os nossos usuários é realizada via SMS, por mensagens de texto simples e de forma unilateral. Nossa expectativa quanto ao RCS é ir além das mensagens simples de bate-papo".

Já para Felipe Zoumbouridis, coordenador de Marketing e CRM da BTG Pactual Digital, a novidade é muito bem-vinda para o setor financeiro. “Com o uso do RCS podermos tornar a comunicação com nosso cliente ainda mais eficiente, não se limitando apenas ao envio de textos e links externos, mas envio de arquivos, vídeos, comprovantes e até fazer o uso como um canal de atendimento”, afirma o executivo.

Por sua vez, Antonio Carlos Pina, CTO da Quod, afirma que o RCS abre um leque enorme de possibilidades. “Com o avanço da digitalização, ter uma comunicação rica com imagens e vídeo, bidirecional e o mais acessível possível a celulares sem a necessidade de baixar aplicativos abre uma oportunidade gigante em todas as etapas de atendimento, marketing, produtos e relacionamento digital. Comemoramos a chegada do RCS como a peça que faltava para uma maior conveniência dos clientes e com o consequente aumento da sua satisfação”.

RCS e as operadoras

A chegada do RCS e do RBM no Brasil só foi possível graças a ações coordenadas com as grandes operadoras do país: Claro, TIM, Vivo e Oi. A Infobip é um dos poucos brokers de RCS e RBM do Brasil com relacionamento direto com todas as operadoras para oferecer ao mercado a melhor experiência com esse canal.

Para Renato Ciuchini, Head de Estratégia e Transformação da TIM Brasil, empresa parceira da Infobip, o RCS abre novas possibilidades de interação com consumidores: "Um de nossos pilares para novos projetos e iniciativas é justamente valorizar inovação e experiências diferenciadas. Acreditamos que a nova plataforma de mensageria será um canal de relacionamento importante para todos os consumidores, valorizando a personalização e a qualidade da comunicação".

Já para Rodrigo Shimizu, diretor de Marketing B2B da Oi, a novidade abre espaços para novas interações entre usuários e marcas. “Com o RCS podemos oferecer uma comunicação mais ampla e a experiência dos usuários se torna mais rica, é com muita positividade que vemos este lançamento para o mercado brasileiro”.

Suzzy Cipriano, diretora do Terra e Vivo Ads, da Vivo, destaca a entrada do RBM no mercado. “Com esse novo canal, as empresas terão uma nova opção de usar a conexão para se aproximar de seus públicos, permitindo uma experiência mais interativa, ágil e segura para os clientes, que são pilares muito fortes para a Vivo em todas as suas atuações”.

“Estamos entusiasmados em trazer o RCS Business Messaging ao mercado junto com nosso parceiro de confiança, a Infobip.” Disse Gabriel Portugal, head de Business Development e Advertising da operadora Claro Brasil.

Com o RCS em seu amplo portfólio de canais, a Infobip seguirá investindo em automação e personalização, permitindo, assim, que seus clientes desenvolvam campanhas cada vez mais eficazes. "Queremos oferecer uma experiência única de interatividade entre empresas e clientes, especialmente neste período de isolamento social, no qual as pessoas contam com os canais digitais para atender às suas necessidades", conclui Borges.

Sobre a Infobip

A lnfobip opera uma das maiores plataformas próprias de mensageria e comunicação do mundo, projetada para conectar operadoras de redes móveis e empresas. Conta com escritórios em seis continentes e parcerias estratégicas com os maiores grupos de telecomunicações, garantindo integração e entregas perfeitas. Sempre buscando inovar, tem como objetivo colocar o negócio do cliente em primeiro lugar.

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